A reforma da Previdência é uma realidade brasileira, onde a previsão é que em meados de Outubro deste ano já comecem a valer as novas regras para aposentadoria.

Regras mais dura que as atuais, sendo fundamental para as pessoas que desejam uma boa aposentadoria fazer o Planejamento Previdenciário, visando o melhor beneficio que tiver direito.

Via de regra as pessoas procuram o INSS momentos antes de pedir a aposentadoria, o que é péssimo, pois a pessoa pode vir a receber aposentadoria com valor menor, ou até mesmo nem ser concedido.

Planejamento Previdenciário é o estudo de todo o histórico do segurado, além da análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, os salários e a legislação aplicada ao caso específico, apurando os resultados e realizando a projeção com as regras de transição da reforma.

O pedido de aposentadoria exige o cumprimento de vários requisitos, é necessário atenção a cada um destes além de organização para viabilizar a concessão de acordo com a legislação e com aquilo que o trabalhador deseja.

Quando o pedido não é planejado pode acontecer de mesmo com direito a receber, o pedido é negado ou menor do que deveria, por falta de documentação ou contribuição menor. A devida atenção prévia permite ao segurado que ele contribua para receber a aposentaria no valor planejado.

Outro caso que exige atenção e planejamento previdenciário é a Aposentadoria Especial, além de trabalhar em função que garanta esse direito, o trabalhador deve possuir a documentação exigida pelo INSS, onde após 28/04/1995 é necessário a comprovação de exposição ao agente nocivo a saúde.

Portanto, o planejamento previdenciário é fundamental para que o trabalhador não cometa erros no momento da solicitação do beneficio.

A solicitação de um benefício é bastante burocrática, exigindo atenção aos mínimos detalhes e muitas vezes o trabalhador, por falta de conhecimento, deixa de entregar todos os documentos exigidos e acaba sendo prejudicado.

Qual a importância do Planejamento Previdenciário?

Agora você já sabe o que é o planejamento previdenciário, ele é importante para garantir o acesso do trabalhador ao seu melhor beneficio, e também para que o valor do seu beneficio seja adequado e o esperado pelo beneficiário.

O planejamento evita erros e problemas que poderiam dar prejuízo ao trabalhador. Por exemplo, se o prazo correto para cumprir o tempo de contribuição é fevereiro, mas o trabalhador inicia o processo em janeiro. Mesmo que o processo encerre em julho, o benefício será negado pelo erro na data de requerimento do beneficio.

Dessa forma, o trabalhador não conseguirá o benefício que teria direito entre fevereiro e julho, mesmo se demorar meses para a conclusão do processo administrativo, e fica pior quando o segurado deixa de contribuir achando que já possui o tempo.

Portanto, o planejamento previdenciário é pedra fundamental para que o trabalhador não cometa esses erros no momento da solicitação do beneficio.

O que se faz em um planejamento previdenciário?

No planejamento previdenciário são realizados todos os cálculos necessários para determinar quando o trabalhador terá direito ao benefício, considerando tempo de contribuição, idade, tipo de atividade, cumprimento de requisitos específicos, etc.

O profissional responsável vai levantar as diferentes opões de aposentaria e as vantagens e desvantagens de cada tipo para buscar a melhor opção para o trabalhador. O planejamento baseia-se no cálculo do tempo de contribuição, cálculo do valor do benefício, prospecção de possibilidades, levantamento de pagamento de contribuições em atraso e projeções com a reforma.

Além disso, com uma procuração, o profissional de confiança poderá buscar os documentos complementares que faltam para que a aposentaria seja possível.

O mais indicado é que esse planejamento seja realizado pelo especialista em advocacia previdenciária.

A duração do processo depende da complexidade do caso, no entanto, o advogado poderá fazer todo o levantamento necessário em poucos dias. Nesses casos, em geral, os custos são referentes apenas aos honorários do profissional, sem necessidade de pagamento de taxas legais.

Portanto, o planejamento previdenciário realizado por um advogado especialista em direito previdenciário tem muito a beneficiar os trabalhadores interessados em organizar a questão da aposentadoria antes de dar entrada na solicitação do benefício ou mesmo anos antes para verificar as diversas possibilidades.

Veja também Publicações Relacionadas

Inscreva-se Para Receber Novidades

×