A perícia biopsicossocial se trata de uma perícia complexa, onde o perito não se limita somente aos problemas de saúde ou problemas do corpo do segurado/trabalhador, mas também considera seus aspectos psicológicos e sociais.
Esta vem sendo utilizada nos requerimentos judiciais para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (LOAS) e Aposentadoria por Invalidez, permitindo assim uma maior e melhor análise.
Este tipo de perícia é mais complexa e permite a melhor identificação da incapacidade, que de forma humanizada viabiliza a exploração de fatores reais que incapacitam o segurado para o trabalho, assim como para atividades.
O tema perícias médicas nunca foi tão debatido como nos dias atuais. Há uma avalanche de reclamações, onde o principal objeto destas reclamações é a falta de conhecimento técnico dos médicos Peritos.
Com a evolução do conceito de saúde, a perícia biomédica se mostra a mais adequada para determinar se há incapacidade laborativa do segurado da previdência social.
O conceito de incapacidade ao longo do tempo vem sendo ampliado, da mesma forma que o conceito de saúde.
Diego C. L. Fernandez Pollito, palestrante, advogado militante desde 2011, especialista em Direito Previdenciário pela Faculdade Damásio de Jesus, Pós-graduado em Seguridade Social pela Faculdade Legale, MBA Previdenciário pela Faculdade Legale, MBA Previdenciário Trabalhista pela Academia Jurídica, Membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Caraguatatuba – SP (2019/2021).