Primeiramente é necessário esclarecer que o segurado (trabalhador de carteira assinada, o autônomo ou até mesmo a dona de casa que contribui pelo carnê) só deverá agendar a perícia médica no INSS quando estiver INCAPACITADO para o trabalho por mais de dias, e possuir a carência (numero de contribuições pagas em dia) de 12 meses exigidos. Só então irá conseguir passar pela pericia médica previdenciária.

Mas, para o INSS pagar o benefício ele tem que ter a certeza de sua incapacidade. Então não é porque o beneficio se chama Auxílio-Doença que o segurado irá receber quando estiver doente, mas sim quando estiver incapacitado, comprovado por documentos médicos.

Como o Perito enxerga o Segurado

O perito do INSS enxerga o segurado solicitante do beneficio por incapacidade, como uma certa desconfiança, ou seja, não é o mesmo olhar do médico no consultório. O principio da boa fé não é observado!

Por conta disto é que os segurados devem sempre ter seus documentos
médicos atualizados, bem como suas receitas médicas.

Quais documentos levar na Perícia Médica?

Sendo assim, o que levar para a Perícia Médica? Podemos mencionar que o segurado deve levar os originais da Carteira de Trabalho, RG e CPF, Exames Médicos antigos e atuais como: Ressonância Magnética, Tomografia, RX, Atestados Médicos, Relatórios Médicos, Receitas Médicas para saber quais medicamentos você toma, Relatório de Fisioterapeuta, os encaminhamentos entre outros, você deve levar todo tipo de prova que comprova o seu problema médico.

Muitos acreditam que Atestados e Relatórios são a mesma coisa ou sinônimos, mas não são. Atestado médico é como se fosse uma foto, ou seja, é só o momento, diferente do Relatório Médico que é como um filme que conta toda a sua história.

Seja especifico quanto aos documentos que vai levar, se o problema for na coluna lombar, não interessa levar para a pericia médica, exames de colesterol, triglicérides, exame de urina entre outros. Não leve a sacola plástica do supermercado cheio de exames que não tem relevância para o seu caso especifico. Pois isto atrapalha o perito.

Sabe-se que o SUS demora muito para realizar as consultas, e o segurado pode demorar até anos para conseguir fazer o exame necessário, nestes casos o segurado deve solicitar no Posto de Saúde que lhe assiste uma Declaração que atesta que o segurado esta aguardando a consulta médica ou o exame.

Isto mostra ao perito que o segurado não tem condições arcar com uma consulta particular e depende do SUS, onde este demora muito para passar em consultas com especialista e na realização de exames.

Posso levar Acompanhante na Perícia?

O segurado pode levar acompanhante? Sim. O segurado pode levar
acompanhante seja ele seu advogado ou um parente próximo, inclusive o próprio INSS reconhece o direito segurado. Contudo, isto não ajuda de nada, a não ser que o segurado seja mudo, surdo ou cego, pessoa com problemas psiquiátricos ou demência e incapacitada de responder as perguntas do Perito.

Pois o acompanhante cria um desconforto ao perito, que inclusive pode negar em fazer a pericia médica previdenciária.

Como se comportar na pericia médica? Primeiramente seja gentil com perito, de Bom dia ou Boa tarde, pergunte como ele esta, pois gentileza gera gentileza, deixe que o perito conduza a pericia, apenas atenda a demanda do perito, responda de forma direta e objetiva as perguntas deste, podendo conter detalhes desde de que seja pertinente ao caso.

Nunca simule ou exagere os sintomas

Outro ponto importante é o momento do exame clinico pericial, onde neste momento o perito médico irá verificar se não há simulação do segurado, e por conta disto o perito vai pedir ao segurado que este realize algumas manobras.

Não exagere os sintomas, os peritos médicos do INSS nomearam como
“Síndrome do Portal”, é quando o segurado que esta aguardando para sua pericia ao ser chamado se locomove muito bem, mas ao passar o batente da porta da sala do perito o segurado começa a mancar ou põe a mão nas costas e diz que esta doendo muito.

Se você fizer isto, com certeza perdeu a sua pericia e seu beneficio será negado. Seja sincero e não exagere!

Seja verdadeiro na Perícia

Não minta em momento algum da perícia, basta apenas uma mentira para que você perca o seu beneficio, pois o perito pode deduzir que tudo o que você falou pode ser mentira e ainda poderá sofrer as conseqüências legais, pois pode ser acusado por fraude.

Se você segurado seguir estas dicas que eu dei neste artigo, com certeza irá ser aprovado em sua pericia e consequentemente conseguirá o seu benefício.

Este conteúdo foi útil pra você? Que tal compartilhar?

Veja também Publicações Relacionadas

Inscreva-se Para Receber Novidades

×